Jardim na sacada

October 2, 2015

Viver uma vida saudável, no meio urbano, é o desafio que tem instigado a pesquisa de profissionais na busca de alternativas viáveis. Podemos perceber isso desde a mudança na área da saúde com dietas focadas em alimentos funcionais até o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a construção.

 

Mas você já parou para refletir sobre a importância da vegetação nesta busca de qualidade de vida? 

 

É comprovado cientificamente que o contato com a vegetação traz benefícios para a saúde, não só pela melhoria da qualidade do ar, mas também pelo efeito que esse contato causa ao nosso organismo, podendo reduzir a pressão sanguínea, normalizar os batimentos cardíacos, relaxar os músculos e ativar o cérebro. 

 

E você já parou para pensar que este contato com a vegetação É POSSÍVEL NO SEU APARTAMENTO?

 

Sim, é possível. E para demonstrar, seguem abaixo, algumas idéias para se criar um jardim na sacada e os cuidados que devemos ter com este tipo de espaço.

 

1. Pisos

Utilizar madeiras e pedriscos na pavimentação da sacada ajuda a criar um ambiente mais quente e acolhedor, e melhor, a interveção pode ser feita sem ter que retirar o piso existente.

 

 Neste projeto foram utilizadas placas de madeira intercaladas com pedriscos brancos no piso e vegetação abundante criando um ambiente acolhedor e íntimo. Fonte: www.casa.com.br

 

2. Vasos ou floreiras?

Se o seu edifício não possui floreiras impermeabilizadas e com a devida drenagem já implantadas na sacada, a melhor opção é a utilização de vasos. Isso ajudará a reduzir a propagação das raízes, contendo por sua vez o desenvolvimento da planta neste espaço reduzido da sacada. Além disso, um conjunto harmônico de vasos pode ficar elegante e natural.

 

A composição com vasos permite a utilização de plantas em diversas alturas, conferindo movimento e naturalidade ao jardim. Projeto da paisagista Ivani Kurbo

 

3. Estilo

É importante considerar que a sacada é uma extensão do apartamento. O estilo da decoração deve apresentar uma correspondência entre interior e exterior para que se tenha um efeito harmônico.

 

Neste projeto da arquiteta Gabriela Marques, a combinação de cores vibrantes e de objetos de antiquariado confere um visual retrô à esta varanda. Fonte: Casa e Jardim

 

4. Plantas e cuidados

Para a escolha das espécies é preciso levar em consideração a direção e intensidade dos ventos e a orientação solar. A orientação ideal para criar um jardim com flores é a leste/oeste. Se a sua sacada está voltada para sul, o indicado é utilizar folhagens que se adaptam com facilidade em ambientes de sombra. 

 

Plantas de sombra: lança-de-são-jorge, pândano espiral, pata-de-elefante, pau-d’agua, asplênio, palmeira-ráfis, lírio-da-paz, antúrio, bromélias de sombra

 

Plantas de sol: palmeira fênix, moreia bicolor, pleomele,  jabuticabeiras, aromáticas e frutíferas

 

 Mesmo em espaços reduzidos de sacadas é possível criar um ambiente natural e aconchegante. Na varanda, a composição harmônica alia bambu- mossô, jabuticabeira, asplênios e orquídeas. Fonte: Delas.ig.com.br

 

5. Plantas aromáticas, hortaliças e frutíferas

O "jardim comestível" é uma ótima opção para as sacadas. Além de poder contar com temperos frescos para o jantar, cultivar aromáticas, por exemplo, eleva a vibração do ambiente. Alecrim, manjericão, sálvia, cebolinha, hortelã, são espécies indicadas para estes ambientes. Em geral, plantas aromáticas gostam da exposição solar, com exceção do verão, quando o sol é muito forte. Então, nessa época é melhor mantê-las na sombra parcial.

 

Sobre as hortaliças, alguns exemplos de verduras e legumes que você pode ter na sua casa são alface, tomate, rúcula, cenoura, beterraba, rabanete, cebola e espinafre. Quanto às frutíferas, são indicadas as espécies que têm porte pequeno e crescimento lento, como pitanga, jabuticaba, limão e romã.

 

Nesta varanda, as espécies aromáticas se misturam com as plantas ornamentais, criando um espaço visualmente atraente e interativo. 

 

E por último: procure estabelecer uma interação com o  jardim. Observar a beleza das plantas, colher um fruto ou um tempero, relaxar e ler um livro nestes espaços são atividades que contribuem para se criar um "oásis" de vida e bem estar na sua casa.

 

 

 

Please reload

Facebook oficial
Please reload

Tags
Please reload

Arquivo

September 22, 2016

October 2, 2015

September 20, 2015

September 12, 2015

Please reload

Tópicos recentes

SITE

 

  • Facebook Basic Square

51 9 9864 7595
 

  • Facebook
  • Instagram

© 2014 por Vanessa Zechin

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now